sábado, 9 de janeiro de 2010

"COISAS DA VIDA"


Motivos que me abalam, que me deixam mal... o preconceito das pessoas...
tenho psoríase desde os 12 anos de idade, e sempre lutei por melhoras ja tive grandes resultados.

PSORÍASE O QUE É ?
A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). doença de pele genética auto-imune.
Esta doença tem efeitos psicológicos não negligenciáveis.
Com efeito, como a forma como cada indivíduo se vê está relacionada com a valorização pessoal numa sociedade que é, muitas vezes, mais sensível à aparência exterior que a outras características da personalidade, o melhor cuidado a ter com uma pessoa afectada por esta doença é dar-lhe apoio psicológico (ternura, carinho, afecto e atenção).
Manifesta-se com a inflamação nas células da pele, chamadas queratonócitos, provocando o aumento exagerado de sua produção, que vai se acumulando na superfície formando placas avermelhadas de escamação esbranquiçadas ou prateadas. Isso em meio a um processo inflamatório e imunológico local.
 O sistema de defesa local, formado pelo linfócitos T, é ativado como se a região cutânea tivesse sido agredida. Em consequência, liberam substâncias mediadoras da inflamação, chamadas citocinas que aceleram o ritmo de proliferação das células da pele.
É uma doença não contagiosa, multigênica (muitos genes envolvidos), e em parte dependente de fatores externos.
A exposição moderada ao sol e a hidratação contínua da pele são importantes para a maioria dos pacientes.
Como se previne?
É muito importante esclarecer o paciente sobre a doença: sua evolução, desencadeantes, tratamentos disponíveis e envolvimento emocional. Não se tem ainda como prevenir a psoríase.
Cada vez se estuda mais a doença, já com muitos avanços no tratamento, mas ainda é um desafio manter o paciente sem lesões com segurança por muito tempo.

O pior de tudo não é ter psoríase mais sim saber que as pessoas te olham como se você fosse transmitir... é horrível, eu fico indignada com o modo que as pessoas me olham e me perguntam o que é, fazem caras feias como se fosse a pior coisa do mundo e no final ainda falam coitada dela... mal sabem elas que eu sou feliz mesmo assim... o preconceito dessas pessoas não faz mal a mim mas a elas mesmas...essas pessoas se acham melhores que as outras (superior), discriminam com palavras e gestos... mais quando olham para si vêem que são pessoas solitárias, infelizes,que tem preconceito até mesmo de si.
Levo minha vida naturalmente,estudo,saio com os amigos, vou a festas... sempre tem alguns que me perguntam: nossa o que é isso???? 
Ou até mesmo pessoas que perguntam: isso pega?? nossa é pra acabar kkk